Dúvidas Frequentes

Entenda seu Hidrômetro

É utilizado para medir o consumo de água, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água. O contador de água e a posterior emissão de conta conforme o que foi consumido também ajudam os consumidores a ter consciência sobre a importância da utilização racional da água e de se evitar vazamentos e desperdícios.

Por que a água chega em minha residência suja ou parecida com “BORRA DE CAFÉ"?

O SAAE realiza manutenções em suas redes de distribuição devido a rupturas e vazamentos. Nesses procedimentos, mesmo com todo o cuidado dos nossos servidores, a terra proveniente das escavações pode cair dentro da tubulação e esta, por sua vez, pode chegar às residências.
 
Para sanar este problema, o SAAE realiza as descargas nas pontas de rede eliminando tal problema.
 
A água com aspecto de borra de café é resultado de incrustações  que se desprendem dentro das tubulações devido à perda de atividade iônica ou do “movimento” da água quando há interrupções no abastecimento para as manutenções.

Por que a água chega em minha residência com tonalidade esbranquiçada? É cloro em excesso?

Não. Isto ocorre devido ao aumento da pressão na rede de distribuição quando, ao final de uma manutenção, a rede volta a receber água e o ar presente dentro da tubulação aumenta a sua concentração de oxigênio dando esse aspecto “esbranquiçado ou leitoso”.
 
Neste caso, basta observar que, se colocarmos a água em um copo ou balde, com o passar do tempo, o oxigênio se dissipará, assumindo seu aspecto normal.

A água no planeta ?


   Oceanos e mares - 97%

     Geleiras inacessíveis - 2%

     Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%

 

 

 

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.

A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais.

Mas a água em estado líquido também aparece nos rios, nos lagos e nas represas, infiltrada nos espaços do solo e das rochas, nas nuvens e nos seres vivos. Nesses casos ela apresenta uma concentração de sais geralmente inferior a água do mar. É chamada de água doce e corresponde a apenas cerca de 2,6% do total de água do planeta.

Cerca de 1,8% da água doce do planeta é encontrado em estado sólido, formando grandes massas de gelo nas regiões próximas dos pólos e no topo de montanhas muito elevadas. As águas subterrâneas correspondem á 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos.